Profissões do futuro são as carreiras de diferentes áreas do conhecimento que têm grandes chances de estarem em alta nos próximos anos. Sabendo quais são elas, os profissionais podem desenvolver habilidades a partir de agora e se preparar para o futuro.
Você já deve ter percebido que o mercado de trabalho sofreu uma grande transformação nos últimos 10, 20, 30 anos, não é mesmo? E essas mudanças estão cada vez mais aceleradas.
Já parou para pensar quais serão as profissões do futuro e como se antecipar e se preparar para esse cenário?
Hoje vamos discutir um pouco mais desse tema continue a leitura para saber mais!
O que são profissões do futuro?
As profissões do futuro são as carreiras previstas por especialistas para os próximos anos ou décadas.
Alguns estudiosos se dedicam a entender todas as transformações que o mercado de trabalho sofreu, os motivos para essas transformações, verificam o surgimento e desaparecimento de algumas profissões, entre outras análises para fazer previsões para o futuro.
Como serão as profissões do futuro?
A sociedade influencia o mercado de trabalho, assim como o mercado de trabalho influencia a sociedade. Portanto, para fazer previsões para as carreiras do futuro, é preciso entender quais serão as possíveis transformações na sociedade nos próximos anos.
Por exemplo, o home office não era uma realidade tão comum, mas com a Pandemia da covid-19, a maioria das empresas teve que adotar o modelo remoto de modo temporário. Porém, muitas permanecerão com todos os funcionários trabalhando remotamente mesmo depois desse acontecimento mundial.
Ou seja, uma mudança no mundo pode causar uma transformação no mercado de trabalho!
O contrário também pode acontecer, as redes sociais são um exemplo disso. Elas foram criadas por empresas e foram ganhando cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas.
Esse tipo de produto ficou tão popular que hoje em dia é difícil conhecer alguém que não tenha alguma rede social, não é? A partir da popularidade das redes, surgiram profissões que antes não existiam.
Então, para predizer como serão as profissões do futuro, é preciso entender a realidade que estamos vivendo atualmente e fazer previsões do que pode acontecer. Além de também ser necessário compreender quais habilidades serão importantes para as carreiras dos próximos anos.
Segundo uma pesquisa feita em 2020 pelo Fórum Econômico Mundial, com a pandemia, observou-se a aceleração de algumas mudanças, como o trabalho remoto e a automação de algumas atividades.
Futuramente essas mudanças se expandirão para diferentes áreas e organizações e estarão cada vez mais presentes na realidade de muitas atividades laborais.
Além da automação e do home office, a pesquisa também prevê que haverá uma valorização cada vez maior dos funcionários e da busca por talentos no mercado de trabalho.
Outro ponto que ficou evidente na pandemia e tende a se expandir é a popularização da tecnologia e a valorização de empregos relacionados a esse ramo. Não só de trabalhos diretamente relacionados à tecnologia, como também à digitalização de algumas profissões.
Então, a tecnologia irá auxiliar o trabalho humano no futuro e muitas atividades operacionais do dia a dia serão realizadas por inteligências artificiais e automações, enquanto as pessoas ficarão mais responsáveis por trabalhos criativos, estratégicos e que envolvam relações humanas.
Quais são as profissões do futuro?
O estudo mostrou que algumas áreas terão mais destaque e demanda para trabalho nos próximos cinco anos. São elas:
- Computação na nuvem;
- Marketing;
- Produção de conteúdo;
- Pessoas e cultura;
- Dados e Inteligência Artificial;
- Desenvolvimento de Produto;
- Engenharia;
- Vendas.
Para exemplificar ainda mais, listamos abaixo algumas profissões do futuro:
- Cientistas e analistas de dados;
- Especialistas em Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina;
- Especialistas em Big Data;
- Especialistas em Marketing Digital e Estratégia;
- Especialistas em Automação de Processos;
- Profissionais de Desenvolvimento de Negócios;
- Especialistas em Transformação Digital;
- Analistas de Segurança da Informação;
- Desenvolvedores de Softwares;
- Especialistas em Internet das coisas;
- Gerentes de projeto;
- Gerentes Administrativos e de Negócios;
- Profissionais de base de dados e redes;
- Pessoas formadas em engenharia robótica;
- Conselheiros estratégicos;
- Analistas organizacionais e de gestão;
- Pessoas engenheiras de FinTech;
- Reparadores de máquinas;
- Especialistas em desenvolvimento organizacional;
- Especialistas em gerenciamento de riscos.
Como se preparar para as profissões do futuro?
Essas foram apenas alguns exemplos, existem diversas outras profissões mapeadas para o futuro, mas o mais importante é você já se preparar desde já desenvolvendo habilidades que serão necessárias para as próximas décadas.
Como você pôde perceber, a previsão do Fórum Econômico Mundial é que nos próximos anos a tecnologia esteja mais presente, haja a valorização de profissões que tenham como foco a criação de conteúdo e a valorização das pessoas e muitas tarefas que hoje são manuais sejam automatizadas.
Mas talvez tudo isso ainda esteja um pouco distante, então, mais importante do que saber exatamente qual profissão você terá futuramente, foque em começar a desenvolver as habilidades que serão necessárias no futuro.