Marketing pessoal é um conjunto de técnicas e estratégias de marketing que são utilizadas para promover a imagem de uma pessoa. Ou seja, ele ajuda um profissional a ganhar mais autoridade e visibilidade na sua área de atuação.
Você provavelmente já ouviu falar que as pessoas precisam saber “se vender”, certo? Talvez você não saiba o que isso significa, mas já te antecipamos que esse assunto tem tudo a ver com o tema que iremos tratar hoje.
O marketing, geralmente, é conhecido como apenas um setor dentro das empresas, ou como algo muito distante da rotina das pessoas, mas sabia que você pode utilizá-lo no seu dia a dia, para o seu benefício individual?
O marketing pessoal é justamente sobre isso! Então, se você quer saber mais sobre o que é marketing pessoal e como fazer o seu, continue lendo este artigo.
O que é marketing pessoal?
O marketing pessoal tem o objetivo de fazer com que uma pessoa se torne mais conhecida no seu ramo de atuação e ganhe mais autoridade, para ser vista como especialista e referência na sua área.
Portanto, o marketing pessoal te ajuda a ser mais conhecido pelas pessoas e a se tornar o primeiro nome que vem em mente quando alguém pensa em uma pessoa que trabalhe em determinada área.
Por exemplo, o serralheiro com o melhor marketing pessoal vai ser o mais conhecido pelas pessoas. Dessa forma, quando alguém pedir a indicação de um serralheiro esse vai ser o primeiro nome que irão pensar e, consequentemente, indicar.
Mas a promoção pessoal possui outros benefícios que iremos falar abaixo.
Qual a importância do marketing pessoal?
O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e destacar-se virou um desafio crescente, além disso, o número de profissionais autônomos está crescendo, esses dois cenários parecem não se relacionar, mas para os dois casos um bom desenvolvimento da marca pessoal pode ser a melhor alternativa para alavancar a carreira e ter mais oportunidades de trabalho.
O marketing pessoal possui diversas vantagens, a principal é o aumento da visibilidade no mercado de trabalho. E, com isso, vários outros benefícios vão surgindo, como uma maior possibilidade de divulgação do seu trabalho, ganho de autoridade no ramo, aumento de oportunidades profissionais e, caso você trabalhe como autônomo, aumento de clientes interessados em contratar os seus serviços ou produtos.
Mas agora vamos ao passo a passo para fazer o seu marketing pessoal.
Como fazer marketing pessoal?
1. Saiba o seu diferencial
O primeiro passo para promover a sua imagem individual é saber quais são os seus diferenciais. Você deve se perguntar o que te torna diferente dos demais profissionais. O que você tem a oferecer que ainda não está sendo oferecido no mercado? Se você ainda não tem uma resposta para essa pergunta, é o momento de descobrir.
Ter um diferencial não é indispensável, você pode trabalhar a sua marca pessoal sem ter um, mas ele pode te ajudar, e muito, a se destacar dos demais profissionais da sua área.
2. Tenha autoconhecimento
O autoconhecimento vai te ajudar a encontrar a resposta para a pergunta anterior, pois sabendo quem você é e o que tem a oferecer, ficará mais fácil se posicionar no mercado de trabalho e se destacar.
Sabendo disso, faça uma reflexão sobre você e encontre não só os seus diferenciais, mas também as suas características que te tornam um profissional único.
3. Esteja presente nas redes sociais
Hoje em dia é impossível falar sobre marketing pessoal sem pensar em redes sociais, pois elas são os principais meios para promoção de imagem. Os influenciadores digitais, por exemplo, usam as redes sociais como a principal fonte de renda e comunicação com o público.
Então, se você quer se destacar no mercado e promover sua marca pessoal, tenha uma presença nas redes sociais.
4. Produza conteúdos relevantes
Apenas estar nas redes sociais não basta, porque se você não produzir nenhum tipo de conteúdo não ganhará seguidores, visualizações e, consequentemente, não ficará conhecido.
Portanto, para que a sua presença nas redes sociais te ajude a se autopromover, é preciso criar conteúdos relevantes, que estejam de acordo com a imagem que você quer construir sobre a sua personalidade digital. Certifique-se que os seus diferenciais e características individuais apareçam nos conteúdos produzidos para que eles ajudem a construir a imagem que você deseja.
Por exemplo, uma pessoa que trabalha como cozinheira pode criar conteúdos sobre dicas culinárias no instagram. Mas para se destacar de outros profissionais que também dão dicas, ela pode encontrar algo que ainda é pouco comentado e falar mais sobre esse assunto.
5. Tenha uma comunicação clara e assertiva
Para que as comunicações que você cria tenham um efeito positivo é preciso se comunicar de forma clara e assertiva, para que não existam interpretações que possam prejudicar a sua imagem.
Então, pense em dizer o máximo que puder com a menor quantidade de palavras possíveis e sempre tomando cuidado na forma de abordar cada assunto, sempre pesquise bastante antes de falar.
6. Faça networking
O networking nada mais é do que criar uma rede de contatos. Ela pode te ajudar muito na hora de se tornar mais conhecido no seu ramo.
Você pode ampliar sua rede de contatos participando de eventos, fazendo cursos, indo a workshops ou, até mesmo, se conectando com pessoas da sua área virtualmente, nas redes sociais. O mais importante aqui é criar um relacionamento com outros profissionais.
Esperamos que você tenha entendido o que é marketing pessoal e qual é a sua importância. Coloque as nossas dicas em prática e boa sorte 💙